o cidadão dos pés de sangue

seus braços  abraçavam

em um tiroteio esteta

patetas assustados

consumistas bombados de um medo tolo

que despertavam,

na contramão de sua alegria

sorrisos caretas de veneno.

braços nenhum

de um polícia qualquer

poderiam retribuir em demasia

a embriaguez

de seus poucos dentes amarelados de alegria.

sua figura

vagante e cheia de desbundes

bêbado dos pés rachados

do sangue no chão do bar,

cuspia saliva embriagada

falando-gritando que o Ceará

time na zona de rebaixamento da série B

ganhou.

sua bermuda desbotada

escorregava

dando a impressão de serem alguns número a mais

mas talvez seu corpo é que tenha diminuído

corpo estiagem.

está sozinho

e idiotas o perseguem

só os documentos

e umas moedas.

não conseguem

eles os dribla

um meio tipo Garrincha

rouco e de passos loucos.

as moedas  alimentam-no de cigarros

está em êxtase pela vitória.

também ele, creio eu

luta contra o rebaixamento.

sua sujeira

sua fala de boca cheia

e de articulação acelerada e infantil

não diz palavras claras.

é claro

que nada disso

diminui a molecagem do seu abraço

entrecortado de cutucões carnavalescos.

toda esta euforia, penso eu

é um levante molecular:

há muita nobreza

nesta fraqueza.

suas mãos

duras, sujas e grossas

por ventura debocharam das minhas.

ele comprou o cigarro

e me deu dois

dois derby prata.

tentei recusar

e ele negou a minha recusa.

eu fiquei com os cigarros e a minha cerveja

e tudo o que sei

é que ainda preciso ser muito menos

para entender a glória de homem

que sumiu descalço

noite adentro

no encalço sanguinolento das ruas.

 

Artur Dória

Deixe um comentário

