calçadas descalçadas

estilhaços de pedra se desprendem do chão urbano

malinas sucessões de erosões da superfície infértil

que querem voar a ver

belezas no asfalto.

São desencaixes de passos inacabados

que povoam e habitam calçados:

desertos de corpos desencarnados.

vai uma foto aqui para registrar

mas também pode ser dali.

objetos tortos

olhar torto

e meu corpo entorta

bem na hora do disparo.

sigo com passos aleijados

mas não tropeço

apenas varejo a minha calma

sem pressa

um olhar de manutenção ao redor.

muitas pessoas escorrem para as suas casas

o expediente acabou

esvaziam o comércio

tudo a fechar.

me encontro com as sobras de sombras aflitas

uma multidão de descalços.

calçadas descalçadas

decalcadas de pele seca

sem calça

descascada na faca dos pés.

peles e subpeles

a cidade é um réptil inflado de escamas

queimadas e fatigadas pelo sol

o demônio sol

que prefere e insiste.

sei dos seus desígnios:

quer desnudar a cidade

dissecando-a em sua brevidade.

já eu,

enquanto isso,

no paradoxo do meu contragosto

sempre gostei dos meus passos

e acredito,

rezando sem grito

para o pandemônio do meu intento,

que expelem nas rugas das ruas

espécimes sugestivas de cremes hidratantes.

 

Artur Dória

Deixe um comentário

